"Nós vivemos vidas estranhas,perseguindo nossos sonhos de um lugar para outro"
Este não é um livro rápido, o suspense e mistério são contados bem lentamente,sendo construídos aos poucos. O livro não tem um cronograma consistente, os capítulos alternam como em um quebra-cabeça,mudando entre o passado e o presente,pelo ponto de vista de diversos personagens.
A narrativa é linda,bem descritiva.Morgenstern tomou conta de mim, com suas descrições eloqüentes sobre a atmosfera monocromática e a magia atrás dos portões de circo. Eu senti como se eu estivesse dentro da história, andando como um espectador, sendo encantado e manipulado por todas as maravilhosas performances.Eu consegui imaginar muito bem esse circo, com a suas atrações, o cheiro de canela no ar e tendas misteriosas - tudo isso estimulou minha imaginação de uma forma gratificante.
Quanto à "feroz competição" que foi prometido na sinopse eu nunca senti isso. Eu achei que, em geral, as partes que giram em torno da competição faltaram emoção e o final foi um pouco anti-clímax. Eu não posso reclamar, porém, porque como escritora eu sinto que Morgenstern fez o trabalho dela.Eu fiquei presa no livro,tentando adivinhar,me perguntando como iria acabar, o que iria acontecer com o circo, e por que devemos nos preocupar com este jovem rapaz chamado Bailey.
O romance em sí me decepcionou muito,faltou um certo desenvolvimento dos personagens o que fez com que eu ficasse "pé-atrás" com esse livro.O amor entre Célia e Marco é pouco explorado e fica meio "off" em relação ao livro.Foi o romance de um filme de uma hora e meia, em vez de um romance de um livro de quase 400 páginas com uma inclinação literária.
Agora, você deve estar se perguntando: "Gi, se você teve um problema com a história de amor, por que dar o romance três peninhas e meia?" Porque o livro não é apenas a história de amor. Há muito mais neste romance: os segmentos sobre várias atrações do circo,a linha de enredo sobre um menino chamado Bailey,o velho relojoeiro que faz peças incríveis e que também é escritor,e da inclusão de rêveurs (sonhadores) que seguem o circo ao redor do mundo . Basicamente, o circo é o personagem principal ... e, dado o que eu li sobre ele, eu sabia que, se tal lugar existisse eu provavelmente estaria completamente apaixonada por ele.
Apesar do romance off, O Circo Noite é uma experiência mágica do início ao fim,é o livro perfeito para quem procura uma fuga para um lugar de sonhos.
-Gi Paixão
AAH eu fiquei curiosa, pq j ouvi umas criticas, mas agora ocm a sua resenha fiquei na duvida... Msm assim quero le-lo, a capa me deixa muito instigada, rsrs
ResponderExcluirObrigadaa *-* Queria saber se voce gostaria de fazer parceria...?
Um beeijo!
Pâm
http://interruptedreamer.blogspot.com.br/
Oi Gi,
ResponderExcluirPor mais que eu adore um romance, acho que vou gostar bastante desse livro. As resenhas que li falaram muito bem dele, e fiquei super curiosa para lê-lo.
Beijos!