"Você sabe o que viria bem a calhar? Um bom e gelado copo de Euforia."
Primeiro, se você gosta de livros que tem lógica e estrutura, passe longe, BEM LONGE do Estranho mundo de Zofia. Porém, se você já se perguntou como seria mergulhar de cabeça em uma daquelas pinturas surrealista,você achou o livro certo.
Esta coletânea de histórias é um dos livros mais marcantes que eu já li. Este livro, se eu tivesse de colocar em uma categoria, seria algo como surrealismo,ou melhor,realismo-mágico.Apesar da capa ser bem infantil as histórias dentro apelam para um público mais crescido. Sim, há zumbis e bolsas de contos-de-fadas e gatos falantes, mas a magia não é o ponto principal das histórias.
O livro se trata de pessoas estranhas fazendo coisas normais em lugares estranhos ou...pessoas normais fazendo coisas estranhas em lugares estranhos, e parece que você está entrando na vida dos personagens nos momentos mais inoportunos.."Animais de Pedra" por exemplo é uma crônica sobre uma família que se muda para uma nova casa começa a experimentar aos poucos a insanidade de ter seus objetos sendo lentamente "assombrados".
Esses contos nos fazem sentir como em um sonho:variam de inteligibilidade, e mesmo quando você não tem nenhuma ideia do que está acontecendo, ainda é um mundo agradável de ler sobre.São o tipo de histórias que você termina e fica "ah-que?" porque você ainda está tentando digerir o que realmente aconteceu. Muitas vezes eles dão uma sensação de desconforto e insatisfação e há muita brincadeira com a estrutura narrativa o que torna o livro tão deliciosamente estranho.
Houve algumas histórias que eu não gostei, mas acho que isso faz parte de qualquer coletânea de contos (sempre tem aqueles que você não foi muito com a cara)
Com nove contos excêntricos o Estranho mundo de Zofia é um prato cheio de maravilhosas e estranhas histórias. Onde você é transportado para um mundo ligeiramente diferente: um mundo muito parecido com o nosso, porém apto a uma lógica mais distorcida.
Gi Paixão
Parece ser um livro bem legal, e eu achei a capa muito bonita. Afinal, quem não gosta de explorar o estranho?? Ainda mais quando não se precisa sair do lugar, apenas passar as páginas de um livro.
ResponderExcluirGostei bastante da resenha. Beijos!
http://lereaminhapraia.blogspot.com.br/